sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto Folclore


EMEF BENEDITO ALVES DE QUELUZ

Tema:  Folclore

Publico alvo: 1º ano                           

Prof. Estefânia



O que o aluno poderá aprender:

Conceituar a palavra folclore

Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país

Valorizar a cultura popular



Duração: 1 semana



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Roda de conversa sobre o tema, exemplificando as manifestações folclóricas presentes no cotidiano popular.



Estratégias e recursos:

Vídeos infantis, slides (data show), desenhos para colorir, livros com temas folclóricos (lendas, adivinhas, parlendas, trava línguas), sulfite, lápis de cor, palitos de churrasco, tintas guache coloridas, eva colorido, areia, tnt e barbante.



Problemática, Sugestões, Atividades:

Iniciamos as atividades folclóricas com a exibição de um vídeo, através do datashow, (o vídeo foi sugerido pelo Tics), o mesmo especifica com uma linguagem clara e objetiva, o verdadeiro conceito do folclore. Logo após, foi formada uma roda de conversa, a fim de esclarecer algumas questões levantadas pelo grupo. Ao longo do projeto, diariamente eram apresentadas diversas manifestações folclóricas, através de leitura e atividades relacionadas, como lendas, parlendas, trava-linguas, brinquedos e brincadeiras, danças, festas, culinária, crendices, supertições, etc. Para melhor entendimento, os alunos confeccionaram o álbum do folclore, que foi afixado no mural da escola, para que os demais alunos pudessem apreciar. Já para encerrar o projeto, os alunos participarão de uma oficina, onde os mesmos confeccionarão os brinquedos escolhidos através de votação, pega-varetas e petecas.



Avaliação:

A avaliação será continua e direta. O aluno será avaliado conforme sua participação, interesse e evolução nas atividades propostas.

Exibição do vídeo “FOLCLORE”
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário